Sobre nós

O Centro Infantil de S. Roque é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos. A edificação das novas instalações teve término em 2008, iniciando a actividade no ano lectivo 2008/2009.

Tem por objectivo contribuir para a promoção da população da freguesia de S. Roque, concelho de Oliveira de Azeméis, através do propósito de dar expressão ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, e com a finalidade de facultar serviços ou prestações de segurança social.

Objectivos específicos

São objectivos específicos para o trabalho a realizar na Instituição:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

O Centro Infantil de S. Roque tem as seguintes respostas sociais: Creche, Jardim-de-Infância e ATL.

Creche

A creche do Centro Infantil de S. Roque assume-se como um espaço desafiante e flexível, organizado e pensado exclusivamente para a Criança, destinado a proporcionar às crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade, condições adequadas ao seu desenvolvimento equilibrado e global.

Esta solução educativa vai muito mais além do que um simples tomar conta ou de um guardar.

Berçário: Está dividido em duas salas de berço e duas salas parque, com capacidade de 8 bebés, em cada, a partir dos 3 meses até à aquisição da marcha. A zona dos berçários conta com o apoio de quatro auxiliares (duas em cada sala), tendo como supervisão a coordenadora pedagógica.

Salas de 1 ano: Duas salas com capacidade para dez crianças, contando com uma educadora e uma auxiliar, por sala.

Salas dos 2 anos: Com o máximo de quinze crianças por sala, com uma educadora e uma auxiliar responsável, e também com uma auxiliar de apoio a ambas as salas.

Jardim-de-infância

Capacitado para um total de 66 crianças.

Sala dos 3 anos, sala dos 4 anos e sala dos 5 anos: Com capacidade para 22 crianças por sala, contando com uma educadora e uma auxiliar, com a excepção da sala dos 3 anos que conta ainda com o apoio de mais uma auxiliar.

ATL

Lotação para 50 crianças, esta valência dispõe de uma professora do 1º ciclo para acompanhamento dos trabalhos de casa e dinamização de actividades lúdico-pedagógicas e com 2 auxiliares.

Horário

CRECHE: 7h30m às 19h00m

JARDIM DE INFÂNCIA: 7h30m às 19h00m

ATL: 7h30m às 19h30m

Serviços

Actividades de Enriquecimento Curricular

A partir dos 2 anos, as crianças podem frequentar, facultativamente, aulas de dança criativa, uma vez por semana.

As crianças do pré-escolar participam, opcionalmente, nas seguintes actividades de enriquecimento:

  • Inglês
  • Dança Criativa
  • Ballet
  • Natação

Assistência Médica

Garantimos também, mensalmente, um acompanhamento médico pela pediatra da Instituição.

Transporte

Temos ao dispor duas carrinhas para:

  • Transporte das crianças em visitas de estudo
  • Transporte das crianças das escolas para o ATL
© 2014 - Centro Infantil de S. Roque.